domingo, 22 de fevereiro de 2009

Beneficiários do Bolsa Família poderão fazer curso de qualificação

Uma experiência inédita vai ajudar os taboanenses que dependem do Bolsa Família a encontrar um emprego. 528 beneficiários do programa poderão fazer de graça cursos de qualificação nas áreas de construção civil e turismo. Na última quarta-feira, dia 04, representantes dos ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho vieram a Taboão da Serra dar a notícia. O anúncio aconteceu no Cemur e reuniu os 15 municípios da região Grande Oeste.
Durante o encontro o prefeito Evilásio Farias falou sobre a importância de Taboão da Serra sediar o evento. “Para nós é uma honra receber uma reunião tão importante como esta, estamos trabalhado muito para receber este reconhecimento. Sabemos como é difícil combater o clientelismo, mas programas como o Bolsa Família e os cursos de capacitação nos mostram que é possível ajudar as pessoas, sem humilhá-las. Aqui na nossa região assistência social é tratada como política de direito”, explicou o prefeito Evilásio Farias.
Os cursos vão formar profissionais em ocupações como pintor, pedreiro, azulejista, carpinteiro, eletricista, almoxarife, copeira, cozinheira, garçom, camareira. De olho na Copa do Mundo de 2014, o governo federal pretende capacitar os beneficiários do Bolsa Família para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e na indústria do Turismo. A idéia é qualificar 184 mil na construção civil e 25 mil em Turismo em todo o País.
Para a desempregada, Maria Aparecida dos Santos, o programa vai mudar a vida de muitas pessoas. “Fico muito feliz de saber que posso fazer um curso de graça. Que estarei capacitada para trabalhar em outras áreas que não seja apenas faxina. Meu sonho sempre foi trabalhar em um hotel, destes grandes, de luxo. Se puder vou fazer todos os cursos de turismo”, comemora.
Para o projeto ser colocado em prática a prefeitura e o governo federal precisam acertar os últimos detalhes com as empresas que vão auxiliar na formatação dos cursos. “Estamos fechando uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e em breve começaremos convidar as pessoas para fazer as inscrições. O programa já foi implantado em algumas cidades do Brasil e já é um sucesso. Aqui em Taboão não será diferente, vamos preparar a população para ir à luta e voltar para o mercado de trabalho o mais rápido possível”, explica a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE