terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Alunos da rede municipal de ensino aprendem música clássica

Aos 9 anos, Victor Paglarin, já sabe ler partitura, tocar flauta e começa a aprender a tocar violoncelo. Aluno da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, o menino participa do curso de música instrumental do Programa Fazendo Arte na Escola. O curso começou há seis meses, na Emef Maria Alice Borges Ghion, e conta com cerca de trinta alunos.
As aulas acontecem duas vezes por semana, e têm duração de uma hora. A princípio, os alunos passaram pelo processo de iniciação musical, que compreende a sensibilização rítmica e auditiva, para depois ter contato com os instrumentos musicais. O primeiro deles foi a flauta. Outros instrumentos como violino, violoncelo e viola também vêm sendo iniciados.
Muitos alunos estão despertando interesse por uma cultura musical que não conheciam. “Antes os alunos só queriam cantar estilos mais populares como axé, dance, pagode, funk e hoje se interessam pela música clássica e folclórica”, explica o professor Richard Fred, especialista em instrumentos de sopro.
“Estou gostando muito de participar das aulas”, contou animada a aluna Tainá Silva, de 9 anos.
Segundo o maestro Claudio Medrano, coordenador do curso, a prática musical pode fazer com que as crianças aperfeiçoem uma série de habilidades. “Estudar um instrumento musical estimula áreas do cérebro, aguça a percepção, desenvolve o raciocínio, a coordenação motora, a concentração, a memória, a socialização, a disciplina e a auto-estima”, enumera. O curso também conta com o violinista Marcelo Schneider.
De acordo com o secretário de Educação Cesar Callegari, “cada vez mais, especialistas de diversas áreas descobrem as potencialidades e os benefícios que a música pode proporcionar e por isso a importância de estimular a música instrumental na escola”. (Cristina Aguilera)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE