sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pesquisadores de Portugal vieram conhecer programas habitacionais de Taboão

No último dia 13, o Prefeito Evilásio Farias e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Ângela Amaral foram procurados por um grupo de professores e universitários de Portugal, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Suzano, Campinas e São Paulo, para apresentarem programas de regularização fundiária e urbanização de favelas desenvolvidos em Taboão da Serra. A região conhecida como área do Oswaldinho, o Jardim Record, e o Parque Pinheiros- CSU fizeram parte da visita.
Durante visita o prefeito ressaltou que Taboão da Serra está fazendo um bom trabalho em várias áreas, dando bons exemplos e sendo reconhecido de diferentes formas. “Receber estes pesquisadores aqui é muito gratificante. Mostra que Taboão da Serra é parâmetro e modelo a ser seguido por outras cidades. Os projetos que temos no município, para essas áreas, serão levados como exemplo para outros países. Isto nos deixa muito orgulhosos ”, conclui.
De acordo com a secretária de Habitação, um dos pontos importantes da visita foi a comparação feita entre Brasil e Lisboa. “De um modo geral eles comentaram que em Portugal existem muitos assentamentos irregulares, apesar do padrão de urbanização ser melhor que o nosso. Por outro lado ficaram admirados com o nosso Plano Diretor porque em Portugal não existe”, disse.
Ângela Amaral comentou ainda que, “todos ficaram impressionados em ver como a prefeitura consegue, a partir de uma situação real, melhorar e regularizar a vida das pessoas, flexibilizando regras, como é previsto na legislação brasileira e de Taboão. Ou seja, construímos instrumentos para trazer melhores condições para os moradores dessas áreas precárias, o que ainda não existe em Portugal”.
É importante mencionar que a visita é fruto da participação da cidade no Seminário Internacional sobre regularização fundiária. Além disso, Taboão da Serra é objeto de estudo do cientista social e pesquisador João Marcus Pires Dias. “Estou fazendo meu doutorado em cima dessas participações populares, de projetos de regularização fundiária, e Taboão tem tudo a ver para a defesa da minha tese. Conheci o Plano Diretor da cidade e me interessei levando isso para um debate no seminário”, explicou. (Denise Aranha)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE