
As chances de Marco Porta assumir um mandato de deputado são reais, já que o deputado estadual Valdomiro Lopes foi o candidato a prefeito mais votado no primeiro turno das eleições em Rio Preto. Ele alcançou 85.752 votos (40%), contra 61.943 (29%) de seu oponente do PT, o candidato João Paulo Rillo. Ambos participarão do segundo turno, e se Valdomiro Lopes sair vencedor, Marco Porta deve seguir para a Assembléia Legislativa.
Marco Porta conquistou modestos 1.759 votos para vereador nesta eleição em Taboão da Serra (foi o último colocado de sua coligaão), mas pode acabar sendo 'premiado' com um mandato de deputado. Caso isto ocorra, será o segundo deputado da região, também de Taboão da Serra, já que a ex-primeira dama da cidade, Analice Fernandes já é deputada com mandato na Assembléia Legislativa paulista, pelo PSDB.
Chico Brito
No caso de Embu ocorre o inverso. O prefeito eleito Chico Brito (PT), que em 2006 foi candidato a deputado estadual conquistou cerca de 52 mil votos, alcançando a segunda suplência. Agora, terá de renunciar ao cargo de deputado estadual para assumir a prefeitura em 1º de janeiro de 2009, já que será convocado para a titularidade na Assembléia Legislativa após a eleição de dois deputados de seu partido para prefeitos em cidades paulistas.
Saem da Assembléia os deputados petistas Cido Sério, que foi eleito prefeito de Araçatuba, com 43.093 votos, e Mário Reali, que conquistou a prefeitura de Diadema, com 133.893 votos. Ao renunciar ao mandato que tem direito como deputado, Chico Brito dará espaço para a posse da suplente Beth Sahão. A desistência de Brito virá a calhar para a futura deputada, já que ela acaba de perder a eleição para prefeita de sua cidade, Catanduva, no interior paulista.
(Márcio Amêndola de Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário