O prefeito Dr. Evilásio Farias recebeu no último dia 29, no Palácio do Planalto,em Brasília, o Prêmio ODM Brasil, pelo Programa de Interação Família e Escola, no qual os professores visitam seus alunos em casa. A premiação contou com a participação do vice-presidente da República, José Alencar, do ministro da Educação, Fernando Haddad , entre outras autoridades.
Para o prefeito Dr. Evilásio Farias, o prêmio representa o reconhecimento da política de educação adotada em Taboão da Serra que vem contribuindo para melhorar os indicadores educacionais, inclusive com um salto significativo no Ideb.
“A Educação sempre foi prioridade em meu governo. Estamos muito orgulhosos por esse prêmio e confiantes que investir em educação é o caminho certo para um País melhor”, salientou. Pioneiro no Brasil, o programa de Interação Família Escola implantado pela Secretaria Municipal de Educação em 2005, obteve resultados significativos, com a melhora no rendimento escolar, diminuição da evasão e da repetência, melhor integração entre os professores e os projetos pedagógicos e um aumento no IDEB. “Os resultados são tão animadores que a Unesco e o MEC decidiram apoiar a multiplicação dessa experiência para outras cidades brasileiras, a partir do próximo ano”, explicou o secretário de Educação Cesar Callegari.
O Prêmio ODM Brasil 2007, em sua segunda edição, é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República. É uma iniciativa pioneira no mundo e tem por finalidade incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos pela ONU, que são: educação de qualidade para todos; acabar com a fome e a miséria; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Além de Taboão da Serra, receberam o Prêmio ODM Brasil 2007 as prefeituras de Diadema e São Vicente (SP); Ananindeua (PA); Curitiba (PR); Belo Horizonte (MG), Sobral e Itaiçaba (CE). Também participaram da solenidade em Brasília 12 organizações da Sociedade Civil. A relação dos premiados foi divulgada em abril, durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A escolha foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país. Taboão da Serra disputou com 1062 experiências de todo o Brasil. Taboão da Serra foi a única cidade premiada a contar com os protagonistas do prêmio. Quarenta educadores da rede municipal de ensino acompanharam a solenidade em Brasília. Para a professora Sueli de Freitas, que participa do programa desde sua implantação, é um orgulho participar de um programa que recebe reconhecimento internacional.
Os educadores também foram recebidos por dirigentes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e conheceram o Congresso Nacional. (Cristina Aguilera)
Nenhum comentário:
Postar um comentário