sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Editorial: Dia nacional da imprensa: comemorar e vigiar

Será comemorado no próximo dia 10, quarta-feira, o dia Nacional da Imprensa pelo jornais, sites e veículos de comunicação da região. A data lembra o início da imprensa no Brasil, em 10 de setembro de 1808 quando começou a circular A Gazeta do Rio de Janeiro que foi o primeiro jornal impresso do país. O periódico era um jornal que consistia, basicamente, de comunicados do governo.
Após tantas décadas o papel da imprensa vai muito além, e exerce grande influência no comportamento da sociedade. Deve informar sobre as mudanças ocorridas no mundo, e também estimular atitudes que melhore a vida das pessoas. Apontar os problemas na área da saúde, educação, segurança e não esquecer de outros grandes temas como a questão do aquecimento global, como combatê-lo e suas reais conseqüências que levariam, inexoravelmente, a extinção de toda a vida no planeta.
Devemos festejar e muito essa data. Afinal, foi preciso percorrer uma longa e árdua estrada. Enfrentar todos os tipos de perseguição, tortura, redações incendiadas, falta de liberdade de expressão etc. Ainda hoje, resolvido grande parte desses problemas, precisamos correr atrás de anúncios de publicidade para poder manter a empresa de comunicação funcionando. Devemos comemorar, mas vigiar a nossas atitudes e divulgar as informações com ética, respeito e sempre a favor da população. (Roseli Abreu)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE