sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alunos da rede municipal brilham na I Mostra do Programa Fazendo Arte ma Escola

Um espetáculo para ficar marcado na história cultural da cidade de Taboão da Serra. Assim foi a I Mostra de Arte e Cultura do Programa Fazendo Arte na Escola que levou apresentações culturais das crianças da rede municipal de ensino para um público de cerca de 6 mil pessoas presentes no Ginásio Municipal, no último dia 31 de agosto. Além de milhares de telespectadores que puderam prestigiar um pouco do espetáculo na reportagem do SPTV, da Rede Globo de Televisão.
A I Mostra de Arte e Cultura reuniu cerca de 1200 alunos que participam do Programa Fazendo Arte na Escola. Com lindos figurinos e coreografias elaboradas, os alunos realizaram apresentações de ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, dança de rua, sapateado, jazz e danças populares. Os estudantes do curso de coral-cênico, que recentemente gravaram um CD, também contagiaram o público com suas vozes afinadas.
Encantado com as apresentações, o público prestigiou o evento durante toda a programação. “Nunca assisti um espetáculo tão lindo”, salientou dona Sâmara Maria da Silva, que possui 6 netos participando do Programa Fazendo Arte na Escola promovido pela Prefeitura. O espetáculo contou ainda com uma participação especial dos alunos da Escola Municipal de Bailado, apresentações de espetáculos circense com a Cia Ares_ Ateliê de Performance e um musical do Grupo Todorokidaiko, de Osasco.
Outra presença que abrilhantou o evento foi a do jovem Johnny Ferreira, de 19 anos, ex-aluno da Escola Municipal de Bailado de Taboão da Serra que foi recentemente selecionado para a filial brasileira do Bolshoi. Johnny é um exemplo de que novos talentos são despontados quando se investe em políticas públicas de acesso a cultura. Assim como ele, outros moradores da cidade poderão ingressar na Escola de Teatro do Bolshoi, devido a uma parceria da Prefeitura de Taboão da Serra com a Cia de Balé. Em setembro, especialistas do Bolshoi realizarão uma seleção de alunos das escolas municipais para uma audição na cidade de Joinville, SC.
Desde 2005, a secretaria municipal de Educação de Taboão da Serra, mantém o Programa Fazendo Arte na Escola, com cursos gratuitos de coral cênico, teatro, balé, sapateado, jazz, danças contemporânea, popular, de rua, salão e música instrumental. As aulas acontecem em 17 escolas municipais e beneficiam mais de seis mil pessoas.
Para o secretário de Educação do município, Cesar Callegari, “com os cursos, os alunos além de despertarem para uma atividade artística desenvolvem a auto-estima, independência, coordenação motora e a socialização”.

Espetáculo do Bolshoi fecha mostra cultural com chave de ouro

Graça e leveza marcaram a apresentação dos bailarinos da Cia Jovem da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil. O espetáculo apresentado foi “Les Cinq” trabalho que reúne trechos de grandes balés de repertório e dança contemporânea. O público se encantou com as variações dos balés “Don Quixote”, “Chopiniana”, “Chamas de Paris”, “A Esmeralda”, entre outros. O espetáculo fechou com chave de ouro a I Mostra de Arte e Cultura do Programa Fazendo Arte na Escola.
Há oito anos atuando no Brasil, a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi conta com 234 alunos vindos de 18 Estados brasileiros. Com mestres russos e brasileiros, a instituição qualifica bailarinos para o mercado profissional. Com diversas atividades culturais e educacionais, democratiza o acesso à arte, gera comprometimento e qualidade de vida aos alunos. (Cristina Aguilera)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE