terça-feira, 3 de março de 2009

UBSs tem novo horário de funcionamento em Taboão

Muitos moradores foram pegos de surpresa com a norma colocada em prática pela Secretaria de Saúde, alterando o horário de funcionamento de algumas Unidades Básicas de Saúde. Desde o começo de fevereiro, todas as UBS passaram a atender das 7h às 17h. Segundo o Secretário de Saúde, José Alberto, a medida visa padronizar o atendimento em toda a rede.
O horário atual já era adotado na maioria das unidades, porém algumas apresentavam o fechamento mais tarde, como o Jd. Suína, que atendia até às 21h e o Pq. Pinheiros, que funcionava até às 20h. “Com a mudança não houve prejuízo no número de atendimento e nem na qualidade das consultas”, garantiu o secretário durante a audiência pública na Câmara Municipal.
Segundo o secretário, a medida tomada pela Secretaria de Saúde otimiza o horário de atendimento e padroniza toda a rede. “Essa mudança foi muito importante porque estamos com todas as UBSs atendendo no mesmo período, o que nos ajuda a planejar melhor e na saúde planejamento é fundamental”, lembra.
Moradores do Jd. Suína, onde a mudança de horários gerou mais protestos, disseram que com o fechamento da unidade às 21h era mais fácil para marcar uma consulta. “Temos medo que fique mais difícil marcar uma consulta com os médicos”, disse Maria do Socorro, 43 anos.
De acordo com a Secretaria, na UBS do Jd. Suína o número de atendimentos er apequeno a tarde e os médicos que atendiam após às 17h foram remanejados para passar a atender a tarde. “Não haverá prejuízo para ninguém, as mudanças vieram para melhorar o atendimento”, salientou Dr. José Alberto.
A audiência pública realizada pela Câmara de Taboão da Serra na última quarta-feira, dia 26, serviu para que fosse apresentado o relatório de ações da Secretaria no último trimestre de 2008. As 11 Unidades Básicas de Saúde realizaram no último trimestre do ano passado 100.346 atendimentos.
“Os atendimentos realizados nas nossas UBSs passam de 30 mil por mês. A Organização Mundial de Saúde preconiza 9.700 atendimentos para uma população como a da nossa cidade, portanto nós atendemos três vezes mais do que a OMS taxa como bom atendimento”, diz José Alberto.
Os números de pacientes atendidos também surpreende no período. Ao todos foram distribuídos 4.743 kits de diabetes, foram realizados 4.327 exames de papanicolau, 207 vasectomias e 52 laqueaduras. Em 2.008, o Samu atendeu a 9.939 chamados e mais 872 remoções com a UTI móvel.
O vereador Cido da Ya Farma presidiu a audiência pública que contou com a presença dos vereadores Alexandre Depieri e Wagner Eckstein, além do Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Alberto e de representantes do Conselho Municipal de Saúde. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal. (Eduardo Toledo)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE