sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Programa de inclusão de Taboão é pauta do Jornal Nacional da Rede Globo

O programa de inclusão de portadores de necessidades especiais da Prefeitura de Taboão da Serra foi pauta do Jornal Nacional da Rede Globo de televisão. O repórter César Menezes falou do crescimento do atendimento de alunos especiais nas escolas municipais devido aos investimentos da Prefeitura nessa área. A matéria irá ao nos próximos dias.
O aluno da Emef Antônio Fenólio, Renato Barbosa de Almeida, de 13 anos, é um dos 300 alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na rede municipal de ensino de Taboão da Serra. Além de estudar na rede regular, o menino recebe atendimento especializado no Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (Ciadeva) também mantido pela Prefeitura. Ali, no contraturno escolar, junto com outros 100 alunos, o estudante treina mobilidade, locomoção, inglês, informática adaptada, o uso da linguagem braile e de instrumentos como o soroban, para fazer contas. Tudo isso ajuda na sua integração dentro e fora da escola. No ano passado, o menino chegou a segunda fase das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, a deficiência visual não foi empecilho para a conquista.
A Prefeitura de Taboão da Serra mostra que é possível educar alunos com deficiência em uma turma regular tanto no ensino fundamental como na educação infantil. Com síndrome de down, a aluna Mariana Passos Carvalho, de 5 anos está no Jardim II, na Escola Municipal Infantil Mônica, ali, junto com os colegas conseguiu grandes conquistas.
Para o secretário de educação do município, Cesar Callegari, não existe inclusão sem apoio. “Uma sociedade justa e que dê oportunidade para todos, sem discriminação, começa na escola. Por isso, estamos implementando importantes políticas públicas para realizar um processo de inclusão bem feito”. Segundo Callegari, além do Ciadeva e de uma equipe multidisciplinar que atende os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, a Prefeitura conta com uma sala multifuncional na Emef Maria José Luizetto Buscarini e o Grupo de Apoio Especializado (GAPES). Além de formação continuada de educadores.
Para Jurema Dantas de Oliveira Hirsh, diretora do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo, a vivência na escola reflete a vida do lado de fora. “Se o estudante aprende a conviver com as diferenças na infância, no futuro não terá preconceito”, aposta a pedagoga que ganhou o prêmio Educadora nota 10 em 2006, por um projeto na área de Inclusão.
Além dos alunos inclusos na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Taboão da Serra possui algumas salas especiais, para casos mais específicos, seguindo a determinação da LDB que, em seu artigo 4º, diz que o poder público deve dar garantia de “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Ações da Prefeitura de Taboão da Serra de suporte a inclusão:


Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual e Auditivo (Ciadeva) Possui cerca de 100 alunos deficientes visuais e auditivos e oferece aulas de braille, libras, informática, inglês, orientação e mobilidade, artesanato, modelagem, teatro, arte circense, goalball, música e soroban.
O Centro possui um espaço adaptado com cozinha, banheiro e quarto para o exercício chamado “AVD” (Atividades da Vida Diária). Ali, os alunos deficientes visuais conquistam mais independência nos afazeres do dia a dia, como arrumar uma cama, manejar com segurança aparelhos domésticos, preparar um lanche, entre outros. Os professores também adaptam para o braille todo o material utilizado pelos alunos em sala de aula. Além do curso de Escolarização de Jovens e Adultos diurno, para alfabetização de adultos deficientes visuais ou auditivos e para a comunidade.
Grupo de Apoio Pedagógico Especializado: Atende 300 crianças com dificuldades de aprendizagem de ordem global no desenvolvimento (atraso no desenvolvimento da linguagem; no processamento auditivo; dislexia; deficiência mental; hiperatividade e transtorno de déficit de atenção) Os alunos são atendidos por profissionais habilitados (psicopedagogos) dentro da própria escola, fora do horário de aula. São desenvolvidas atividades diferenciadas, visando o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os alunos na aprendizagem. O profissional que atende no Gapes é também um agente facilitador para a inclusão, realizando os encaminhamentos paras as crianças e auxiliando o professor na elaboração das adaptações curriculares.

Formação Especializada


Os professores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra passam por cursos constantes de educação inclusiva, que acontecem na Casa do Educador, Ciadeva e na Secretaria Municipal de Educação.
Equipe Multidisciplinar composta por psicólogos, pedagogos e pediatra atendem e acompanham alunos com necessidades especiais nas escolas municipais de Taboão da Serra.
Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) funciona no prédio do Centro de Reabilitação e Fisioterapia, no Jd. Guaciara, e atende crianças, jovens portadores de deficiência ou transtorno mental.
A Prefeitura de Taboão da Serra possui parcerias com entidades especializadas em adultos com deficiência.(ADT e APTO) e implementou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Sala Multifuncional: Projeto em parceria com o Ministério da Educação que atende alunos com deficiência física e mental, funciona na Emef Maria José Luizetto Buscarini.
Transporte Gratuito para alunos da rede municipal de ensino com mobilidade reduzida.
Ampliação do número de auxiliares de desenvolvimento infantil (adis) para colaborar no apoio ao professor nas escolas.
A Prefeitura inaugurou em setembro de 2008 o Centro de Reabilitação Social, no Jd. Vitória, voltado para implementação e integração de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do deficiente, de seus familiares e da própria comunidade.

Escola Amor Perfeito

O Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR) Amor Perfeito atende oitenta e nove alunos de 3 a 18 anos com deficiência mental grave. O Centro conta com 18 profissionais entre pedagogos, especialistas, psicólogos, fisioterapeutas e auxiliares de desenvolvimento infantil que atuam nas áreas de estimulação, musicalização, artesanato, hidroterapia e informática, numa perspectiva ampla em educação especial voltada a inclusão.
Em 2006, a Prefeitura inaugurou um laboratório de informática no Centro de Habilitação e Reabilitação Amor Perfeito O laboratório é um importante recurso pedagógico que permite a estimulação visual, motora e auditiva no processo de ensino aprendizagem. Outra ação foi a ativação da piscina aquecida, em desuso há mais de 4 anos. Através da água, os alunos desenvolvem o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal e aprendem à sobrevivência, em casos de possíveis acidentes.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE