terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Escolas de Taboão testam novo método de ensino da matemática

Muitos alunos têm pavor de matemática. Em Taboão da Serra, um projeto pioneiro promete mudar a visão negativa dessa disciplina tão importante na vida das pessoas. Está sendo implantado um projeto-piloto da Metodologia "A+", um jeito novo de ensinar a Matemática que prioriza o raciocínio - através de jogos e brincadeiras -, e não a simples memorização de operações e fórmulas.
O método começou a ser testado em sala de aula em novembro passado, junto a 4.800 alunos que cursam da primeira à oitava séries do ensino fundamental, em cinco escolas municipais de Taboão: “Aracy de Abreu Pestana”, “Antonio Carlos Fenólio”, “Vinícius de Moraes”, “Maria José Luizetto Buscarini” e “Rui Barbosa”. A escolha dessas escolas por parte da Secretaria de Educação de Taboão da Serra se deu através do PAD (Programa de Avaliação Diagnóstica), que levou em consideração os rendimentos menos satisfatórios em matemática.
O A+ faz parte do programa de soluções da Planeta Educação, empresa especializada em desenvolver projetos na área educacional que desde agosto passado está desenvolvendo o projeto de implantação do método junto à Secretaria de Educação de Taboão da Serra.
"O A+ é um programa onde os alunos podem aprimorar o conhecimento matemático através do lúdico. Tem o intuito de mostrar um caminho a mais, onde se possa aprender a disciplina em sala de aula com o apoio de jogos e até mesmo utilizando situações reais do cotidiano em que se aplica a matemática. Também as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a interdisciplinaridade, agregadas a outras estratégias inovadoras de ensino, surtirão muitos efeitos positivos no aprendizado dos alunos. Para esses, a matemática não será mais um bicho de sete cabeças", destaca Adreiton Ferreira, Coordenador do Projeto A+ da Planeta Educação, em Taboão da Serra.
As atividades são desenvolvidas no decorrer das aulas de matemática por cerca de 130 professores e 6 mediadores da Planeta Educação e focam a contextualização e a linguagem matemática. "Os jogos servem para trabalhar, além dos conteúdos matemáticos, as habilidades que os alunos desenvolverão ao longo de sua jornada pelo ensino fundamental", explica o coordenador do A+.
Com a volta às aulas, o método A+ continua a ser aplicado, porque mesmo com pouco tempo de implantação no ano passado, houve boa repercussão entre professores e alunos. Ao longo do ano letivo, inclusive, o método deverá chegar a outras escolas da rede municipal de Taboão da Serra. (Cristina Freitas)

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