terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Programa Acessa Escola chegará a Taboão

A Secretaria Estadual da Educação vai ampliar o programa Acessa Escola, que transforma as salas de informática de escolas estaduais em espécies de "lan houses", deixando-as abertas em período integral, não apenas durante as aulas.
Segundo a assessoria do governo, até o final do primeiro semestre deste ano serão inaugurados 48 centros em Taboão da Serra. Outra cidade da região que será beneficiada é Itapecerica. Em todo o Estado, duzentas e trinta e nove cidades serão beneficiadas, na Grande São Paulo, interior e litoral.
O Acessa Escola transforma as salas de informáticas das escolas estaduais que têm Ensino Médio. Entram computadores de última geração (18 unidades, em média), nova impressora e internet banda larga. A sala passa a ficar aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite, sempre monitorada por estudantes daquela mesma unidade. Nas escolas que abrem aos finais de semana (Escola da Família), a sala fica disponível para uso dos moradores do bairro. Mesas e cadeiras são re-adequadas. "O objetivo é deixar as salas de informática abertas durante todo o período escolar, para uso dos alunos.
É importante que os estudantes tenham imenso contato com internet", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Iniciado em agosto de 2008, o programa já proporcionou cerca de 500 mil atendimentos a alunos, que usam o computador para se comunicar, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a internet oferece.
Na primeira fase de implantação o governo do Estado contratou e capacitou 2.177 estagiários de Ensino Médio, que estudam nas próprias escolas estaduais, e 140 estagiários universitários para apoio ao programa. Até 2010, 3.557 escolas da rede estadual que oferecem ensino médio terão o Acessa Escola. Ao todo, até o fim do projeto (em 2010), a Secretaria selecionará 12.242 estagiários para as salas de informática. Cinco mil já foram escolhidos - 2.100 começaram ano passado e o restante em 2009. A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino. (Márcio Amendola de Oliveira)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE