segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Editorial: Desmatamento na Amazônia atinge grandes proporções

Na Amazônia, no mês de setembro, foram desmatados 587 quilômetros quadrados, segundo dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). A área devastada corresponde a 22% menos do que foi registrado em agosto. Mas, mesmo assim, os números continuam assustando, só de janeiro a setembro, 6.268 quilômetros quadrados foram devastados. Esses números podem ser ainda mais pessimistas, porque nuvens impediram a análise de 33% da área pesquisada.
A boa novidade é que o Ministério do Meio Ambiente assinou, em parceria com a Fundação Chico Mendes e a ONG The Nature Conservancy, um plano para promover a criação de unidades e conservação da caatinga, que já teve 80% do seu bioma degradado.
A pergunta que devemos fazer, é por que todas as medidas concretas que protegem nossos grandes domínios morfoclimáticos, demoram muito para serem implantadas e colocadas em prática. Outro grande problema, é que não temos uma fiscalização eficiente para garantir a aplicação das leis ambientais. Além disso, muitos países estão de olho na Amazônia e nas nossas riquezas. A pretexto de realizarem pesquisas, estrangeiros está no Brasil, muitos deles, têm o único objetivo de se aproximar para explorar tudo que for possível. (Roseli Abreu)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE