sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Solidariedade é exemplo no Brasil

Nós últimos dias, pudemos acompanhar a tragédia que se alastrou pelo estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. As fortes chuvas causadas por fenômenos naturais tem matado e deixado inúmeras famílias desabrigadas por diversas cidades do estado.
Segundo especialistas o fenômeno das chuvas em Santa Catarina é anômalo, mas natural. Nos últimos 47 anos, nunca choveu tanto no Estado de Santa Catarina durante o mês de novembro quanto neste ano. Desde que o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) começou a fazer medições em Florianópolis, em 1961, este é o mês de novembro que registrou a maior quantidade de chuvas: 535,8 milímetros em 24 dias, quase três vezes a média histórica do mês, que é de 140 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado).
A rede de solidariedade que se armou país afora em torno dos catarinenses não só impressiona como é uma resposta rápida e eficaz aos mal-intencionados, aos aproveitadores, aos insensíveis que buscam tirar vantagens da dor de um povo.
Pequenos grupos ou grandes instituições sensibilizam comunidades para obter donativos diversos. A reação da população ao drama catarinense está sendo exemplar. Não poderia ser diferente, as pessoas de bem ainda são maioria no Brasil, felizmente.
As autoridades também têm um papel importantíssimo, fazer com que as doações cheguem ao destino e promover a distribuição justa do material. A solidariedade de milhares de pessoas deve ser tratada como artigo muito nobre. (Tiago Eller)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE