terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mostra de Teatro se fortalece como vitrine para novos talentos locais

Entre os dias 20 e 26 de outubro, Itapecerica da Serra recebeu diversos espetáculos durante a III Mostra de Teatro. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento buscou estimular grupos amadores e profissionais, criando um canal de comunicação para troca de experiências com o público da cidade.
As peças foram encenadas no Cine Teatro Dr. Bento e nos Espaços Culturais do município. A mostra contou ainda com intervenções teatrais pelas ruas e praças com os grupos das Oficinas Culturais e um Workshop de direção teatral aberto ao público. Também participaram da mostra os grupos FIT (Faculdade de Itapecerica da Serra) e TeHoA. No público, alunos do ensino público e das faculdades locais, além de pacientes do CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial e munícipes em geral.
“A Mostra de Teatro tem por objetivo a integração de vários grupos teatrais dentro e fora da cidade. É pela dramaturgia que vemos grandes espetáculos, e nossos artistas se expressando através da arte, da expressão corporal e da criatividade, dando vida a cada personagem dentro do cenário”, ressaltou a secretária de Cultura, Maria Lúcia de Brito.


Palco principal

O Cine Teatro Dr. Bento foi palco da maioria das apresentações. Na terça-feira (21), o Grupo FIT de Teatro apresentou a peça “Família Composta”, uma comédia que conta a história de um pai separado que vai ao programa do Ratinho pedir DNA. O espetáculo, que aborda a diversidade na família, tem no elenco Marcos Vinicius de Oliveira, Letícia Cise, Edileuza Aparecida de Moura, Ricardo Samuel Ayres, Fernanda Nascimento, Jéssica Ferreira, Telma Lúcia, Maria Aparecida da Silva e Joseane Santos Monteiro, todos alunos do 4º semestre de Pedagogia.
O grupo Pra que?, da Oficina Cultural do Parque Paraíso, apresentou na quarta (22) a peça “A Ilusão Viaja de Trem”. O enredo se passa em uma estação abandonada de trem, onde a ilusão toma conta dos personagens. A espera pelo trem torna o dia-a-dia insuportável, e cada um encontra uma maneira para passar o tempo. Dirigido por André dos Anjos, a peça foi encenada por Aline Ferreira, Beatriz de Farias, Bruna Brune, Bruna Ribeiro, Bruno Reis, Gabriela Ferreira, Gabriela Nascimento, Helen Almeida, Jessica Araújo, Lays Bertholdo, Maryana Lima, Mayra Bervenuto, Nero Oliveira, Raul Moraes, Talita Alecrim e Thays Bertholdo.
No sábado, o grupo TeHoA, do Horizonte Azul, encenou o espetáculo “Repouso do Adônis”, uma comédia com direção de Wilson Sousa e texto de Paulo Jorge Dumarasq. A peça se passa no bordel de uma pequena cidade do nordeste, onde o delegado tenta se aproveitar da sobrinha da dona do estabelecimento e abusa do seu poder como autoridade. Daniela Barbosa, José Antônio, Edvaldo Santos, Erick Carvalho, Lucas de Sousa, Jéssica Santos e Yara Aparecida compõe o elenco.
A peça “Bodas de Sangue”, do grupo Experimental de Itapecerica da Serra, encerrou a mostra no domingo. Também com direção de André dos Anjos, o espetáculo conta a história de dois jovens que são impedidos por suas famílias de ficarem juntos. “Bodas de Sangue” tem no elenco Bárbara Mendes, Beatriz de Farias, Deth Souza, Diego Sampaio, Eulina Dias, Gislaine Alves, Helen Almeida, Juliana Froeder, Leyane Cavalcante, Karina Faziali, Maísa Sassaki, Nero Oliveira, Raul Moraes, Reilza Fasi, Rodney Dias, Rosi Fesobri, Simone Alves, Talita Alecrim, Tamiris Araújo e Vanessa Souza.


Intervenções de Rua

Além das peças, as oficinas realizaram intervenções teatrais de rua, na sexta-feira (24). Os alunos/atores caracterizados de diversos personagens como Bruxas, Sombras, Palhaços, Emilia, Cupido e Princesa levaram alegria pelas principais praças do município.
Joselita de Oliveira, comerciante na Praça da Fonte há quatro anos, ficou admirada com a intervenção. “Gostei muito de brincar com eles, a gente esquece até das coisas tristes. O teatro nos faz renascer”.
No domingo (26), o professor André dos Anjos ministrou um Workshop de Teatro sobre direção. Os alunos realizaram exercícios práticos de improviso, para aprender de maneira didática os conceitos do que é ser um diretor. André ressaltou a importância da mostra: “antes, ensaiávamos o ano todo para uma única apresentação. Agora com a mostra os alunos podem se apresentar mais vezes e mostrar seu trabalho”. (PMIS)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE