quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Editorial: Educação Pública ainda não encontrou o caminho certo

A educação pública no Brasil deixou de ter qualidade faz muito tempo. A Secretaria de Estado da Educação bem que tenta, mas parece não ter achado, pelo menos por enquanto, o caminho do sucesso. Na década de 90, implantou-se a “Escola Padrão”, que não deu certo, depois surgiu à progressão continuada entre outras iniciativas.
A última novidade é que o Governo resolveu implantar prova classificatória destinada a professores temporários, no mês de dezembro. Junto com o tempo de serviço e titulação, a prova servirá para definir a classificação de professores para a atribuição de aulas, no começo do ano letivo. Antes da implantação da prova, a classificação para atribuição de aulas tinha apenas dois critérios: tempo de serviço e títulos.
Além dos professores temporários que já trabalham na rede estadual (cerca de 100 mil profissionais), a prova é aberta a professores que estejam fora da rede e alunos de ensino superior. Quem não participar da prova ficará fora da rede estadual em 2009 – a classificação valerá por um ano. Ou seja, os professores passarão por essa avaliação todos os anos.
É muito importante essa prova. Afinal, o professor terá que estar atualizado e dominar o conteúdo da sua disciplina. Mas, muita coisa ainda precisa mudar no ensino: como, por exemplo, reduzir o número de estudantes por sala, fornecer material didático adequado a todos alunos, implantar cursos de reciclagem para professores, e rever o plano de carreira dos educadores. Só assim, mudaremos, para melhor a Educação pública no Brasil, e não somente fazendo um prova anual para os professores, como se essa iniciativa acabasse com os graves problemas que as escolas enfrentam.

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