sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Editorial: Aos mestres com carinho


Falar do dia dos professores, 15 de outubro, é sempre um momento especial. Para ensinar sempre é necessário amar e saber; porque quem não ama não quer e quem não sabe não pode. Impressionante como essa afirmação do Padre Antônio Vieira do século XVII ainda é super atual nos dias de hoje.
O grande problema da profissão do educador é que, no Brasil, a profissão nunca foi reconhecida como merece. Salários baixos e falta de cursos de reciclagem são um bom exemplo do descaso que a categoria enfrenta. Nos últimos anos, outro entrave faz parte do dia-a dia do professor: a violência e a indisciplina nas escolas, principalmente as públicas.
Quanto se faz uma licenciatura para lecionar se aprende várias disciplinas como psicologia, sociologia, didática, entre outros, com o objetivo de ensinar melhor, de chamar a atenção do aluno e diminuir a indisciplina. Infelizmente a teoria, e a prática que acontece nas oficinas pedagógicas na faculdade são dificies de serem aplicadas nas salas de aula.
Mesmo com todas essas dificuldades o mestre prossegue o seu caminho. Acreditando num futuro melhor através da educação, do saber e do fazer a diferença. A você professor, que exerce uma das profissões mais nobres do mundo um feliz dia, e que nos próximos anos você conquiste o que realmente merece: respeito total, bons salários e materiais pedagógicos adequados, e valorização dos governos Federal, Estadual e Municipal. (Roseli Abreu)

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE