quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Escolas estaduais de SP fazem simulado do Enem

Todos os cerca de 545 mil estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo fazem nesta quarta-feira (6) um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ), que será aplicado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 31 de agosto. A iniciativa é inédita no Estado.
A prova foi elaborada pela própria secretaria segundo os moldes do Enem e usando o banco de questões dos exames aplicados em 2005, 2006 e 2007. As provas serão aplicadas nos três turnos de aulas em todas as escolas.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, todos os 390 mil estudantes de 3º ano do ensino médio regular, os 155 mil do ensino médio de educação de jovens e adultos (EJA) e os cerca de 1.000 alunos de ensino médio da Fundação Casa participarão deste simulado.
Questões objetivas e redação
Os alunos do curso diurno terão redação e questões objetivas aplicadas somente nessa quarta. Já os do noturno passarão pelas questões objetivas na quarta e pela redação na quinta-feira (7). “É importante que os alunos saibam como é o Enem. Isso é comum na rede particular e agora chega à rede estadual. Queremos que avaliem como é participar de uma prova federal, com horário determinado, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Além de responder as questões no mesmo tempo que haverá no Enem, os alunos passarão pelas mesmas situações da prova federal. O simulado terá 63 questões objetivas e uma redação. Deverá ser aplicado no horário normal de aula das classes envolvidas, pelos professores da turma, que devem acompanhar suas classes durante a aplicação.

O Enem


O Enem é um exame federal, aplicado pelo Ministério da Educação, e conta pontos para entrada em faculdades, muitas vezes por intermédio de vestibulares. As inscrições para o exame terminaram no dia 11 de julho.
A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que informou que 1,2 milhões de estudantes fizeram a inscrição pela internet até o dia 17 de junho. No ano anterior, cerca de 907 mil candidatos fizeram a inscrição pela internet.
A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h, em cerca de 1.400 municípios. O exame é voluntário e é aplicado aos alunos que estão terminando o ensino médio em 2008 e para aqueles que já terminaram. O exame terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

Confirmação da inscrição

O candidato inscrito receberá até o dia 18 de agosto o cartão de confirmação de inscrição informando a data, hora e local da prova. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Veja aqui a resolução da prova do Enem 2007

A nota do Enem é usada no processo seletivo de diversas universidade do país e também é um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. Mais informações podem ser obtidas no site do Enem.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE